Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

Sobre o Blog / Dicas


Inauguração

Agradeço sua visita e, desde já, seja bem vindo(a). Espero que goste deste trabalho e volte outro dia para ver as novidades. Como o endereço deste Blog é meio difícil de lembrar e, se você o encontrou por acaso na web, pode ter dificuldade em localiza-lo novamente, gostaria de pedir que o incluísse em sua lista de favoritos. Para isso, basta clicar aqui.

Data da pré-inauguração: 25/01/2010 - aniversário de 456 anos da Cidade de São Paulo. O site original foi aberto para visitas - restritas a um grupo limitado de pessoas - para uma primeira avaliação do conteúdo.

Data de inauguração oficial: 21/02/2010

Data de lançamento no formato Blog: 25/11/2010



Sobre o conteúdo
Por favor, observe o seguinte:
  • Não sou perito em artes, apenas um curioso que tenta saber algo sobre o assunto. Os textos são resultado de pesquisa em livros e na internet. Não há cópia de textos de terceiros, apenas compilações mesclando dados de várias fontes. Por esse motivo, este Blog não deve ser usado como referência oficial para trabalhos escolares.
  • Assim como não sou um perito nas artes, também não sou um intelectual cheio de cultura e metido à doutor. Não uso barba, não fumo cachimbo, nem bebo vinho. Minha indumentária padrão é bermuda, camiseta, boné e tênis (e quando posso, apenas chinelo e boné...). O estilo do texto foi um problema porque me dividi entre um linguajar que lembra a Enciclopédia Britânica, bem austero, seco e objetivamente informativo e um linguajar mais descontraído, como uma conversa entre amigos. Tentei a primeira opção, mas não consegui. Eu não sou assim, embora à primeira vista possa parecer uma pessoa retraída, tímida e sizuda, na verdade sou muito falador e gosto de uma boa pitada de humor no meio das conversas. Então, não estranhe parecer, em certos textos, que o Blog foi escrito por um bonachão. Há humor em meus textos, mas as informações culturais foram levadas a sério.
  • Estou me esforçando ao máximo, para evitar deslizes sérios quanto à Direitos Autorais e Direitos da Personalidade. Os conteúdos de terceiros só aparecerão enquanto seus autores permitirem sua incorporação, a partir de outras empresas de hospedagem. O recurso "copiar - colar", tão comum na web, está sendo evitado ao máximo. Em caso de necessidade extrema, uso o recurso diminuir o tamanho da imagem e sua resolução, para que não se apresente como o trabalho original. Você verá que esse tipo de ocorrência é rara neste Blog.



Dicas de navegação

  • Este Blog foi desenvolvido no formato de site. Ele não funciona por sistema de "arquivamento de posts sequenciais", mas por menus de itens disponíveis. Os links para os menus estão no lado direito da tela. Originalmente foi concebido um menu único, que posteriormente foi dividido em menus menores. Isso foi feito para facilitar a navegação e seleção de assuntos.
  • Estão disponíveis os itens: Galeria de arte pública, Outras galerias, Turismo em São Paulo e Naturismo. A seção "Galeria de arte pública", como o próprio nome diz, trata de obras de arte e nesse conceito estão incluídas as obras em outras cidades e a arte tumular, que também é uma forma de arte pública. A seção "Outras galerias", inclui no Blog qualquer forma de manifestação artística, como a pintura corporal e o grafite, além de vídeos diversos.
  • Uma vez que tenha acessado qualquer das galerias por meio dos links situados no lado direito do Blog, você pode se deparar com duas situações:
    • Galerias de itens complexos (cuja visitação é mais demorada), como o "Monumentos & conjuntos", possuem um único link apontando para cada item, como por exemplo, um link para o "Monumento às bandeiras". Esses itens são apresentados em páginas vinculadas. No caso do "Monumento às bandeiras", ele está dividido em 3 páginas vinculadas. Concluída a visita ao item, você deverá retornar ao menu "Obras de arte pública" para escolher outro item, ou selecionar o menu "Outras galerias".
    • Galerias de itens simples, como o "Obras individuais", que possuem páginas únicas para cada obra e, portanto, a visitação é mais rápida. Para evitar que você tenha de retornar ao menu de itens correspondentes para poder ver outra obra, as páginas possuem links que permitem paginação entre as obras. Clique em qualquer dos links de obras individuais, como a página sobre a estátua de Davi no Campo Esportivo do Trabalhador e dessa página, clique no link "Próxima obra" ou no link "Obra anterior" para ir direto para outra obra artística individual. Isso vale também para as galerias "Adornos residênciais" e "Grafites".




Colaborações

Colaborações: Não necessito de ajuda financeira. O que gostaría de receber são críticas, sugestões, dicas que ajudem a aprimorar o serviço aqui prestado. Entre em contado caso note: link que não funciona, imagem que não aparece, dificuldades em navegar pelo Blog, etc. Alguma obra de arte pública não está aqui, ou viu algum grafite interessante ? Indique a localização do mesmos.

Parcerias: Estou sempre atento a novos Blogs e sites naturistas que possuam conteúdo, ou melhor, que não sejam compostos por meras coletâneas de fotos e/ou textos copiados de terceiros, e sem qualquer conteúdo próprio ou sem conteúdo próprio que possua algum valor. Sempre que encontro uma pérola naturista virtual, adiciono na área de links. Se você conhece algum Blog ou site interessante, indique-o, que terei o maior prazer em incluir na área de links.
Ficarei muito feliz se houver reciprocidade em incluir este projeto em listas de links de Blogs e sites. Vamos nos unir e criar uma grande rede naturista virtual de forma a aumentar a divuglação de nosso estilo de vida. Peço não instalar links para este Blog, em Blogs e sites dedicados a conteúdo adulto.


Colaboradores - Colaboraram para que este Blog se tornasse uma realidade os seguintes naturistas:
  • Estevão Prestes - Fundador do grupo Naturistas Cristãos.
  • Pedro Ribeiro - Fundador e mantenedor do jornal naturista virtual Olho Nu e administrador da Praia do Abricó no Rio de Janeiro, umas das mais democráticas praias naturistas do Brasil, seguindo o Código de Ética Naturista tal qual foi definido e preocupando-se com a preservação da natureza local junto com os associados da ANAbricó.
  • Eduardo Viture - webmaster do grupo Paulinat
  • Delmonte Vicencio - Participante de diversos grupos naturistas e criador do encontro naturista na cidade de Iperó / SP sob o lema "naturismo democrático para todos".
  • Joaquim Salles - co-fundador do grupo Peladistas Unidos.
Agradeço o apoio das naturistas Claudia Ferreira e Renata Freire, que fazem parte do corpo diretivo dos grupos naturistas Paulinat e N.I.P., respectivamente.



Adicione este Blog na sua lista de favoritos. Para isso, basta clicar aqui.


Repensando o blog (ou minha maneira pessoal de o ver):

A missão deste blog consiste em aproximar as pessoas do Naturismo, através da desmistificação da nudez, obtida por meio da divulgação das diversas manifestações artístico-culturais das sociedades humanas em que a nudez faça parte do seu contexto.

Não se trata de criar algo novo na consciência das pessoas, mas de tornar evidente que a maioria das pessoas que critica a nudez de forma generalista e afirma não ter afinidade com a visão desimpedida do corpo humano, convive quase diariamente com a nudez exposta bem na sua frente, nas praças e vias públicas e aceita isso como algo familiar, rotineiro. A nudez está em toda parte, dentro e fora de casa, revestida de erudição e pompa ou apresentando-se de forma simples e popular, baseada no amor fraterno ou no amor ao dinheiro, como forma de protesto ou como manifestação de sentimento patriótico. Porque então a estranheza diante de pessoas que convivem entre si da forma mais natural possível ?