Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

As irmãs de Maria Madalena - 2


Menu Outras galerias Página:   1  2  


A nudez como forma de humilhação e de demonstração de poder

Nude teens in the film The Magdalene Sisters por 1982FilmFan


Um dos diversos absurdos que ocorriam no internato é representado pela visita do padre da região em uma data de festividade cristã. A igreja deste padre também usava os serviços da lavanderia, inclusive para suas roupas pessoais.

* Imagens coletadas do filme e editoradas
Na sequência ao lado, as moças estão saindo (1) para a área descoberta do internato para participar das brincadeiras coletivas que serão realizadas diante do padre, para que este registre em filme como aquele lugar é feliz. Uma das internadas agacha-se para amarrar o cordão do sapato (2) quando, acidentalmente, olha para o lado (3) e vê por uma fresta de janela (4) uma das internadas fazendo sexo oral no padre. A moça chocada corre para junto das demais que já estão longe (5). Na sequência o padre e a internada saem do prédio (6) para se juntarem às demais. A moçã que foi usada pelo padre tem certo nível de deficiência mental, não compreendendo os aspectos morais (ou imorais) do que ocorre à sua volta. O trecho seguinte do filme pode ser visto no próximo vídeo.
No vídeo exibido abaixo a moça que presenciou os atos libidinosos do padre tem uma oportunidade de fugir, mas desiste ao perceber que ninguém irá ajuda-la, principalmente o rapaz que aparece na rua com seu carro. Em seguida ocorre um conflito entre as moças por causa de um crucifixo propositalmente roubado da garota que costuma ser usada pelo padre. O motivo: a vítima do roubo é tão inconsciente da realidade que a cerca que chega a se sentir feliz lá. O roubo visava torna-la triste e amargurada.
No trecho seguinte do vídeo (que começa aos 5min. 45 seg. de exibição) a moça decide realizar uma vingança contra o padre: ao levar sua roupa para lavar, ela coloca algo junto com as roupas. Não dá para saber se é material contaminado ou alguma substância química. As internadas - em uma rara ocasião - saem para a rua para participar de ato religioso celebrado pelo padre. Assista o vídeo todo e repare em alguns detalhes: as moças são escoltadas (como sempre) pelas freiras, mas estão cercadas por policiais. Parece uma guarda de honra, mas note que os policiais absolutamente não olham para as moças e estão na verdade cercando-as para impedir fugas. Ao chegarem no vilarejo mais próximo as moças estão rindo e conversando, mas logo elas se calam e abaixam as cabeças ao notar que as pessoas nas calçadas olham para elas com ar de reprovação e desprezo. Infelizmente, como você poderá ver, a vingança contra o padre atingirá reflexamente outra pessoa...


A vingança que deixou o padre nu



Não seria ético de minha parte contar toda a história e muito menos exibir todo o filme. Ele está disponível em DVD. Acredito que o pouco que foi exibido aqui não chega a constituir um "estraga prazeres" para quem aprecia filmes. Mas, para que não fique a impressão de que o filme é deprimente, posso dizer que o fim é parcialmente feliz.

Leia a entrevista (traduzida para o português) concedida pelo diretor Peter Mullan.


Menu Outras galerias Página:   1  2