Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

As irmãs de Maria Madalena - 1


Menu Outras galerias Página:  1   2  


* Capas de vídeos coletadas na web e editoradas
Este filme irlandês foi produzido para exibição na televisão. Eu assisti ele acidentalmente pela TV Cultura, quando estava procurando algo para ver de madrugada.
O filme é provocador, já que trata de mais uma suposta nódoa na história da igreja católica, nódoa essa que foi erradicada definitivamente há pouco tempo, embora outras coisas continuem aparecendo nos noticiários. Segundo o diretor do filme, todos os tipos de coisas exibidas no drama são fatos reais descritos por ex-internadas. O filme retrata a sociedade irlandesa em uma época em que os costumes eram muito rígidos e balizados por uma ética questionável. As moças que eram consideradas "assanhadas" ou sedutoras, assim como as que engravidavam ainda solteiras, além de outros casos como o de garotas estupradas, eram encaminhadas pelas próprias famílias para uma das unidades da "Casa das Madalenas" mantidas por freiras católicas. Esta instituição tinha a feição de um internato para moças e mantinha-se através de serviços de lavanderia que eram oferecidos a todos. O nome desses internatos deriva-se obviamente da história de Maria Madalena, que, segundo se afirma, seria a pecadora arrependida.



Madalena por isfd



O discurso para as novas internadas deixava bem claro o que viria pela frente: como todas são pecadoras - ou potênciais pecadoras - viverão sem conforto e trabalharão todos os dias, do nascer ao pôr do sol, pelo resto de suas vidas, de forma a compensar seus erros pretéritos e eliminar os vícios dos quais são portadoras. Os erros em que incorrerem serão punidos.





http://peladista.blogspot.com/
http://www.orkut.com.br
http://groups.google.com
  
http://www.facebook.com/peladista
http://twitter.com/Peladista





Trailler do filme


As internas sofriam com a falta da família, o desejo de ver seus filhos (que foram encaminhados para adoção), a vida dura e sem conforto, a falta de liberdade e justiça. As freiras usufruiam do trabalho das internadas e tratavam-nas como prisioneiras sobre as quais tinham todo o poder. Esse poder baseava-se na cumplicidade da sociedade que fingia não estar havendo nada de injusto na internação das moças, assim como das próprias autoridades que colaboravam com as freiras: em caso de fuga, a mulher seria caçada pela polícia e levada de volta para o internato onde castigos físicos e psicológicos seriam aplicados.


Menu Outras galerias Página:  1   2