Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

terça-feira, 19 de abril de 2011

album-fotos-02

ALBUM DE FOTOS NATURISTAS...

Voltar para o Cantinho do autorPágina:   1   2   3    

As fotos naturistas exibidas na página anterior tem algumas características que chamam a atenção:
1 - Em sua maioria são fotos exclusivamente de mulheres.
2 - Os tipos físicos indicam que são pessoas provavelmente do continente europeu, américa do norte e oceania.
3 - Algumas paisagens lembram praias da Europa, onde há pedras no lugar de areia.

Dificilmente estas fotos lembrariam aquela letra de música que diz que "Está na hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor..." . As fotos não nos trazem a idéia de naturismo brasileiro, ainda mais pelo fato de que aqui a realidade é exatamente o contrário, ou seja, as mulheres são a minoria. No blog Peladistas Unidos foi publicado recentemente um artigo interessante que relaciona-se com este fato, alem de abordar outros aspectos do relacionamento do naturista brasileiro com o próprio corpo.
A explicação para o uso desenfreado de fotos naturistas estrangeiras é fácil: não há muitas fotos naturistas brasileiras disponíveis na internet e as que existem não podem ser usadas livremente sob pena de processo judicial por uso não autorizado do material e violação do direito de imagem das pessoas. Pouca gente se arrisca a se expor nua para fotografias pelas consequências negativas imprevisíveis que podem surgir depois. A atual caça as bruxas virtuais que pretensos defensores da lei e dos bons costumes andam promovendo por aí procurando cabelo em ovo - especialmente no meio naturista - é um forte desestimulante.
Desta forma, o mais fácil e óbvio é procurar fotos naturistas estrangeiras e encher páginas e mais páginas com elas. Isso atrai muita audiência (se bem que ninguém é capaz de avaliar qualitativamente essa grande e fiel audiência) e mantém longe a possibilidade de problemas uma vez que, dificilmente alguem vai descobrir o uso não autorizado das fotos aqui no Brasil e exigir a sua retirada. É por isso que ninguém se dá ao trabalho de ocultar o rosto de quem aparece nessas fotos. Essas pessoas dificilmente virão a saber que estão expostas em um sitio web sem a sua autorização.

A escassez de fotos naturistas realmente brasileiras reflete o estágio ainda "instável" do naturismo brasileiro, o qual ainda não conquistou (ou consolidou... ) seu espaço de forma definitiva em nosso país. Basta ver a notícia recente no blog Peladistas Unidos sobre o engavetamento da PLC 13/2000. A prática do naturismo - mal compreendida por muita gente - pode ser vista, por parte de pessoas preconceituosas, como indicador de anormalidade psicológica e gerar problemas profissionais, religiosos, judiciais, etc, dependendo do grau de influência que as já citadas pessoas preconceituosas possam ter. Desta forma, muita gente prefere - compreensivelmente - se manter anônima, não revelando o que faz e daí surge também o desinteresse em registrar em fotos e vídeos as suas atividades.

Acredito que, apesar de ser compreensível o uso de fotos estrangeiras, não se deveria publicar fotos sem critérios. O Naturismo em muitos lugares do mundo é bem evoluido e é prática já consolidada. Aqui engatinhamos e por isso as fotos selecionadas deveriam representar mais a idéia de um ambiente heterogêneo, democrático e com orientação familiar, exibindo pessoas de todos os tipos reunidas e não a representação de um "mundo das amazonas" formado só por mulheres e ainda por cima geralmente jovens. A alegação de publicar fotos de mulheres em grande quantidade justamente para incentivar as brasileiras a ingressar no Naturismo não me parece razoável. Para esse objetivo seria mais adequado publicar fotos de mulheres interagindo com outras pessoas e, de preferência, fotos de mulheres que não sejam potenciais candidatas ao título de "miss naturista". Encher páginas com fotos de garotas jovens está longe de estimular o interesse feminino pelo Naturismo.
A própria preferência por publicar fotos de mulheres reflete bem o machismo que existe por aqui, o que por si mesmo revela o estágio ainda primário do naturismo brasileiro, pelo menos dentro da cabeça de alguns pretensos naturistas. Homens não são bem vindos nem em fotos...

A próxima página tratará de um aspecto mais grave do uso indiscriminado e abusivo de fotos naturistas estrangeiras e - neste caso específico - também algumas realmente (e infelizmente) brasileiras. Espero que não fique chocado(a) com o que vai ver, mas isso está presente atualmente em alguns sitios naturistas brasileiros...

Voltar para o Cantinho do autorPágina:   1   2   3