Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJ/SP

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJ/SP

Galeria de obras de arte pública Página:   1   2   3     


Na foto acima encontram-se assinalados - da esquerda para a direita - por setas: o prédio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, seguido mais atrás pelo edifício do Fórum Central Cível João Mendes Junior e ao lado pela nacionalmente conhecida Catedral da Sé . Toda a área visível do local em que foi tirada a foto, até chegar ao Tribunal é parte da Praça da Sé.

Em 1874, a sede do Tribunal localizava-se na Rua Boa Vista, 20, época em que era denominado “Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná” e possuia apenas sete desembargadores. O “Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, como hoje é conhecido, surgiu com a promulgação da Constituição de 1891.

Com o crescimento da população e aumento do número de processos, tornou-se necessária a criação de uma sede apropriada, pois o Tribunal valia-se de casarões impróprios para atendimento à população no centro da cidade. Em 1920 foi lançada a pedra fundamental da nova sede, que só foi concretizada 13 anos depois, devido a problemas burocráticos e também pela necessidade de demolição do quartel da cavalaria instalado no local. O projeto ficou a cargo de Ramos de Azevedo.

Sua fachada foi baseada no Palácio de Justiça de Calderini, em Roma, com acabamento luxuoso e ornamentado com símbolos do judiciário. Grande parte dos operários empregados na construção eram imigrantes italianos e espanhóis.

Galeria de obras de arte pública Página:   1   2   3