Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sadus e Gurus



O país dos Sadus e Gurus

Menu Outras galerias


Shiva Nataraja em sua eterna dança cósmica de criação e destruição dos mundos, apoiado sobre o pássaro Vishnu.













Na India, são chamados de sadus as pessoas que devotam suas vidas a algo que denominam de "a realização de Deus", ou seja, obter consciência da presença de Deus e de sua natureza. A conduta ascética rigorosa e o exercício do desapego às coisas do mundo são consideradas vitais neste processo. Já os gurus correspondem a sadus que já tenham se realizado em Deus e que se propõe a orientar outros buscadores da verdade última, tornando-os seus discípulos. A fidelidade do discípulo para com o guru e o esforço do guru para ajudar a evolução do discípulo são levadas muito a sério. Não vou aprofundar o assunto porque é muito extenso e complexo.
Me limitarei a comentar que uma das heranças mais conhecidas da India, o Yôga, se popularizou no ocidente, mas com contornos totalmente diferentes dos originais. Hatha Yoga não é um meio de obter simplesmente mais saúde e vigor, Tantra Yoga não é uma prática espiritual do submundo do sexo visando hipertrofia-lo, Kundalini Yoga não é um meio de obter poderes paranormais e assim poder ler a mente das pessoas e ter premonições de fatos futuros, Karma Yoga não é um meio de conquistar uma reencarnação futura (para quem acredita nisso) mais feliz que a atual. O objetivo verdadeiro dessas práticas é o desenvolvimento de condições favoráveis para que o ser humano ultrapasse os limites normais da humanidade e conquiste o mais desejado prêmio: a libertação deste planeta e da necessidade de nascer-morrer-nascer repetidamente nele até consquistar o direito a essa libertação final à custa de milhares de anos vivendo aqui. Segundo os mestres, a Terra é uma escola primária onde quem não aprende a lição repete de ano e tem de estudar tudo novamente. Yôga seria um método de aprendizado para acelerar o desenvolvimento do aluno para que "obtenha seu diploma" logo e passe para uma "escola de nível superior à atual".
A triade Ganesha, seu pai Shiva e sua mãe Parvati .









A nudez praticada por muitos sadus absolutamente não choca o povo indiano, porque, longe de ser considerada uma conduta imoral, é considerada sinal do nível de desapêgo às coisas do mundo e até mesmo desapego em relação ao próprio corpo. Uma espécie de sinal de luta desenfreada pela santidade.

Os faquires, que se apresentam como pessoas com domínio espantoso do corpo, controlando inclusive as funções orgânicas vitais (batimentos cardíacos, respiração, funções digestivas, insensibilidade e até imunidade contra altas temperaturas, etc) não são bem vistos pelos sadus e gurus, pois fazem estas demonstrações em troca de dinheiro, o que transforma suas práticas em mero exibicionismo com finalidades mundanas !
Muitos homens santos da India alertam a população e, principalmente os estrangeiros, para que se acautelem com pessoas que podem influenciá-los de forma dissimulada, apresentando-se como o "guru que o destino colocou à sua frente". Eles poderiam ser chamados de os "falsos profetas" da India.


Video postado no site YouTube por warmeye em 16 de outubro de 2007
Texto de divulgação: "NAGA BABAS: naked holy men exercising and posing at the ardh kumbh mela- the largest human gathering on earth- prayag, uttar pradesh- india."


Menu Outras galerias