Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Peladões da Faculdade de Direito

LARGO DO SÃO FRANCISCO

Galeria de obras de arte pública
Página:   1   2   3   4   5     

O sequestro: Antes que a obra retornasse - novamente - por tempo indeterminado para o depósito da prefeitura, os estudantes da Faculdade de Direito decidiram seqüestra-la e levá-la, sem ter autorização para isso, ao jardim em frente à Faculdade de Direito, sendo depois reinaugurada pelo então prefeito Faria Lima. Desta forma a obra finalmente encontrou seu "lugar de direito" definitivo.

Curiosidades: Da mesma forma com que agiram, tanto encomendando a obra de arte, quanto a levando para um local de sua preferência, a presença dos estudantes de direito trouxe mudanças nos hábitos e comportamentos da população paulistana, tornando-se um fator de transformações sociais.

A Marquesa de Santos, personalidade histórica pouco compreendida pelos brasileiros e cujas idéias estavam fora do seu tempo, influiu na vida dos estudantes dessa faculdade. Ela sempre criticou a tradição paulista da época, pela qual as moças estavam condenadas a se casar com primos. Com a presença dos estudantes, também notou que eles, na falta do que fazer, se divertiam bebendo pela madrugada e frequentando bordéis onde se disseminavam doenças venéreas que na época eram de difícil tratamento, geralmente sem cura completa. Daí teve a idéia de promover festas familiares em sua mansão, localizada entre a atual Praça de Sé e o Pateo do Colégio, atraindo famílias abastadas da região e os estudantes da faculdade, de forma a aproximar as mocinhas "casadoiras" dos futuros profissionais do direito. As festas e saraus no Solar da Marquesa tornaram-se conhecidos e muito frequentados pela sociedade paulistana.



Obra: Beijo Eterno ou Idílio (1922)
Autor: William Zadig
Escultura em bronze 2,10m x 1,15m x 1,0m Pedestal Placas de Granito 0,70m x 1,20m x 1,0m.
Localização: Instalada na frente da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco.


Galeria de obras de arte pública
Página:   1   2   3   4   5