Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PATEO DO COLÉGIO

PATEO DO COLÉGIO
Aqui nasceu a cidade de São Paulo

Galeria de obras de arte pública Página:   1   2   3   4   5     


Na época da fundação de São Paulo, o planalto era dominado por diversas aldeias tupis. Um grupo formado por treze padres da Companhia de Jesus, entre os quais, José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, e mais alguns nativos escalaram a serra do mar atingindo o planalto de Piratininga. A expressão "escalaram" é a mais adequada para descrever a subida do litoral para o interor do Estado. Basta olhar para as encostas da Serra do Mar, para perceber que o percurso era bem diferente do que utilizar a atual Rodovia dos Imigrantes, que em muitos pontos não contorna os morros, mas atravessa-os por meio de amplos tuneis bem iluminados.
A localização topográfica de São Paulo era estratégica para a sua própria defesa, pois estava situada numa colina alta e plana, cercada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú. No dia correspondente à conversão do apóstolo Paulo, ou seja, 25 de janeiro de 1554 foi celebrada a missa histórica em torno de uma cabana construída pelo cacique Tibiriça. Esta passou a ser data de nascimento de São Paulo.
Em 1640, uma disputa entre os jesuítas e colonos terminou com a expulsão dos religiosos, que só retornaram 13 anos depois. Em 1759, os jesuítas foram novamente expulsos por decreto do Marquês de Pombal que culmina no desfazimento da Companhia de Jesus. O governo da época se apropria dos bens da Companhia e através de reformas desfiguram o antigo casarão colonial, sendo convertido em Palácio dos Governadores até 1908. A edificação passa a ser usada pela Secretaria da Educação até 1953. No ano seguinte começou a ser feita a reconstituição das contruções históricas segundo o modelo original, tendo sido preservado uma parede de taipa de pilão e a torre.
São Paulo cresceu ao redor deste local, ganhando condição de foro de Vila e pelourinho em 1560, mas o isolamento comercial a manteve por muito tempo numa condição desprivilegiada. Passou a ser considerada cabeça da Capitania de São Paulo em 1681 e, em 1711, foi galgada a condição de cidade. De São Paulo partiram as bandeiras para explorar os sertões.
No museu dentro do prédio do colegio jesuíta estão expostos um fêmur do padre Anchieta e o casaco que ele vestia, além de outras relíqueas e uma parte da parede original do colégio com sua estrutura artesanalmente construída.
Galeria de obras de arte pública Página:   1   2   3   4   5