Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Nudez e teatro - Página de apresentação

NUDEZ E TEATRO

Menu Outras galerias


Com a realização em 2010 de uma apresentação teatral para o seleto público naturista do grupo Paulinat, fiquei inspirado a criar esta seção sobre teatro. O evento teatral-naturista foi amplamente divulgado no Jornal OlhoNu.
Eu já devia ter feito isso antes, uma vez que meu primeiro contato com nudez coletiva e isenta de conotações sexuais ocorreu justamente em uma peça teatral, mas aproveito o evento do Paulinat para inaugurar esta seção, como uma forma de homenagem ao grupo. Parabéns a todos os paulináticos!
Na década de 80, foi anunciada a apresentação da peça "Macunaíma, o héroi sem nenhum caráter" no Teatro Municipal de São Paulo. Eu tentei comprar ingressos, mas, para minha surpresa, não havia mais nenhum disponível. Nem cambistas conseguiram chegar primeiro!
Uns 6 meses depois, quando as apresentações no Teatro Municipal já tinham se encerrado, para minha maior surpresa, vi o anúncio da mesma peça agora sendo apresentada no SESC Vila Nova, clube que frequentava regularmente para praticar natação. Dessa forma, fui ao clube num sábado à tarde para nadar e mais tarde fui ao teatro assistir a peça tranquilamente. A impressão mais forte que ficou da peça, foi o fato de eu ter me esquecido que as pessoas estavam peladas, depois de assistir uns 20 minutos da apresentação. Minha atenção ficou voltada para os jogos cênicos - muito bem bolados - onde alguns atores pareciam aparecer no palco do nada. Tudo feito num esquema de luz e movimento que gerava a ilusão de que as coisas apareciam repentinamente. O auge das risadas ocorreu quando o gigante Pietro Pietra fala para sua família (conforme texto original do livro, escrito em 1928):
- "Vamos tomar um pouco de ar fresco, na Avenida São João!".
Para você - que tem menos de 30 anos - explico que este tipo de espetáculo causava furor na época, porque somente a partir de 1985 iniciou-se um lento e tímido processo de redemocratização de nosso país, o qual tinha ficado num limbo cultural por décadas, devido à ditadura militar e sua forte repressão através de uma censura paranóica. Acho bom explicar isso, para que todos percebam o valor da liberdade de expressão e a defendam, pois, em pleno século XXI, ainda vemos tentativas de volta da censura, principalmente de forma disfarçada.
Menu Outras galerias