Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Noronha - 4

Praia brasileira de nudismo no meio do oceano

Menu Outras galerias Página:   1   2   3   4   5   6   7   8   9      

Com a construção na Flórida da base de lançamentos, inicialmente chamada de Cabo Canaveral e posteriormente renomeada para Centro Espacial John F. Kennedy, ficou estabelecida uma solução viável para o lançamento de grandes e perigosos foguetes ainda em fase de testes. A rota escolhida - em uso até os dias atuais - sai da Flórida e segue de forma mais ou menos simétrica (entre a América Latina e o Continente Africano) pelo Oceano Atlântico. Alem de aproveitar o caminho pelo mar, onde a possibilidade de colocar pessoas em perigo é menor, a rota ainda aproveita a presença de ilhas caribenhas que se alinham com a trajetória percorrida (com bases de rastreamento instaladas) e aproveita também a rotação da Terra para dar maior velocidade vetorial ao foguete.

Agora, advinha qual país tem a melhor posição geográfica para acompanhar a subida de um desses foguete já em grande altitude ??? Veja no site almanaque folha UOL o acordo para instalação de uma base de rastreamento de mísseis na Ilha de Fernando de Noronha. Abaixo um documentário sobre o míssil que é um verdadeiro ícone da pesquisa espacial entre as décadas de 50 e 60. Embora tenha sido desenvolvido inicialmente como um ICBM (míssil balístico intercontinental) com a ponta recheada de ogivas atômicas multiplas, foi com ele que John Glenn tornou-se o primeiro norte-americano a entrar em órbita da Terra. Curiosidade: Este foguete ainda é utilizado em atividades espaciais e foi para evitar o engripamento de suas peças móveis que se desenvolveu o óleo WD-40 que se tornou popular para lubrificação doméstica em geral e utilização em indústrias.



50 Years of Atlas

Video postado no site YouTube por theaeroandy em 21 de agosto de 2008

Texto de divulgação: "A short video about the past 50 years of the Atlas Rocket.

Shows actual footage of the rocket along with interviews done at the San Diego Air & Space Museum and its annex in Gillespie Field. (You can see an Atlas Rocket and Mercury capsule in the backgrounds)

Thanks to the San Diego County Television Network for providing the film.

http://www.sdcounty.ca.gov/ctn/
"



Menu Outras galerias Página:   1   2   3   4   5   6   7   8   9