Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Noronha - 1

Praia brasileira de nudismo no meio do oceano

Menu Outras galerias Página:   1   2   3   4   5   6   7   8   9      

Tudo começou na Segunda Guerra Mundial, quando um submarino alemão "U-Boat" recebeu ordens para deslocar-se para a costa brasileira à procura de alvos de oportunidade. O governo brasileiro da época demonstrou simpatia inicial pelos regimes militares do EIXO, porém nunca agiu de forma a concretizar essa posição, ainda mais com o desenrolar rápido da guerra em seu início, onde ficou evidente que estes regimes ignoravam a soberania de outras nações ou a vida dos cidadãos estrangeiros. Esse "flerte de longe" ocorreu ao mesmo tempo em que os pedidos de ajuda dos EUA, na forma de suprimentos e matérias primas para sua indústria bélica começaram a ser atendidos de maneira discreta e de certa forma meio informal.

Os nazistas sabiam que o Brasil teria de definir uma posição em sua política internacional e que o mais provável seria a sua adesão ao lado dos Aliados, especialmente os EUA, que já dava sinais de vir a ser a próxima potência mundial e é praticamente um país vizinho. Os EUA recebiam carregamentos de produtos de diversas regiões, sendo o Caribe o maior ponto de concentração de navios mercantes em rota para os EUA e, portanto, a primeira área de ação dos submarinos alemães. Posteriormente a costa brasileira começou a ser vigiada para inibir o estabelecimento de uma rota regular de navios do Atlântico Sul para o Norte. Para isso bastavam ataques sem critérios na seleção de alvos, os quais só precisavam ser navios de grande tonelagem.

Ainda hoje há quem queira discutir se o primeiro ataque foi efetuado realmente pelos nazistas ou se foi executado pelos EUA para forçar o Brasil a entrar na guerra, mas o fato é que, mesmo não entrando, ele não iria se indispor com a vizinhança continental e não veria vantagem em apoiar regimes tão agressivos e imperialistas, ainda mais localizados tão longe do nosso continente. Por outro lado, os nazistas não subestimavam o Brasil e a América Latina, pois sabiam que mesmo não sendo pontências militares, possuiam recursos que para eles eram limitados, na verdade o maior motivo que tinham para invadirem países vizinhos: matérias primas industriais e combustíveis.



German U-boat in action
Video postado no site YouTube por ww2footage em 28 de março de 2007



Menu Outras galerias Página:   1   2   3   4   5   6   7   8   9