Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Naturistas no Monumento da Independência ?!?

NATURISTAS NO MONUMENTO DA INDEPENDÊNCIA ?!?


Galeria de obras de arte pública Página:   1   2   3   4   5     

Fato curioso: Fazia muito tempo que eu não visitava este lugar apesar de passar por ele, quando vou para o litoral paulista. Um belo dia decidi voltar e constatei que as lembranças da visita feita quando tinha 6 anos de idade mantinham-se fiéis à realidade. Quando fui ver de perto o monumento da independência, levei um susto: ele parecia mais uma cena naturista do que representativa de um momento histórico do país. Basicamente, o conjunto é formado por uma carruagem seguida dos dois lados por um cortejo de pessoas a pé. Há também outros grupos representando personalidades históricas, porem separados deste conjunto principal.


Na foto acima, representando o grupo que fica no lado esquerdo do monumento (no sentido de quem olha o monumento de frente) vemos um homem (1) completamente nu, seguido de duas mulheres (2), sendo que uma está agachada lidando com uma cesta de frutas e a outra está de pé, apoiando uma menina (3), de topless que está coberta apenas por um vestido, que está abaixo da linha da cintura (como as meninas estão usando atualmente as calças e saias). Logo em seguida um homem usando um manto (4), caminha pensativo (talvez pensando se deveria ficar nu como seus colegas...) seguindo outros dois homens (5) e (6), sendo que o de número 5 está bem a vontade, enquanto que o de número 6 está usando um manto.


Na foto abaixo, do grupo que está do lado direito, temos um rapaz (5), também “à vontade”, que está soprando uma gaita de fole, mas parece também que está prestes a deixar tudo cair no chão, como se as coisas estivessem escorregando de seus braços. A primeira coisa que me veio à mente quando vi esse personagem é que ele poderia ser chamado de “naturista trapalhão”. Na frente dele vai uma mulher carregando uma estatueta e parecendo que está com um pouco de dor de cabeça (4) e outra carregando um volume que não sei o que é (3). Ao lado está um rapaz igualmente nu (2), arrancando (hoje diríamos que na verdade está plantando, por ser uma atitude ecologicamente correta) um ramo de uma planta e a frente dele, outra mulher (1) carregando uma estátua de um ser angélico. Embora não esteja visível, posso jurar que o rapaz mexendo no ramo de planta está com o “bilau” bem visível, mas fica sombra sobre ele projetada pela própria barriga do rapaz e a câmera não consegue registrar. Na pequena foto de detalhe do grupo vemos que há um outro homem (6),usando uma minúscula tanguinha.


Ambos os grupos que acompanham a carruagem pelo lado direito e esquerdo tem pontos em comum: Os homens estão nus e há em cada grupo um bem a frente usando uma coberta mínima e outro com a genitália bem visível atrás. As mulheres estão vestidas, mas agem com naturalidade, como se a presença de homens nus junto a elas não representasse motivo de espanto ou temor. Agora eu pergunto aos leitores: Estas cenas são ou não são de um ambiente naturista ?

Personagem esquecido: Saindo do prédio do museu, do lado esquerdo, notei a presença de uma estátua de um rapaz nu, junto com livros, no alto de uma escadaria que as pessoas usam para sentar e bater papo. Como é óbvio, precisei editorar a foto, para retirar as pichações representando genitálias que foram feitas. A estátua lembra um pouco “O Pensador” de Rodin, mas a imagem em si seria adequada para representar um estudante naturista, que foi ao clube levando livros e ficou estudando para as provas até se sentir cansado. Achei bacana o fato de ele pentear o cabelo no meu estilo ! Até a “risquinha” do cabelo é do mesmo lado (rsss!).




Faça um pequeno passeio comigo pelo Museu Paulista. O vídeo não tem fundo musical, apenas o som gravado no local.



Localização

Exibir mapa ampliado


Galeria de obras de arte pública Página:   1   2   3   4   5