Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Grafites - Página de apresentação

GRAFITES

Menu Outras galeriasPrimeiro grafite

<><>
O grafite tem origem remota na antiga Roma Imperial quando os graffitis riscavam os muros caiados de branco dos imóveis com piadas e gracejos deixando os proprietários de imóveis irritados com a impertinência com que seus muros eram rabiscados de forma habitual.
A diferença entre grafite e pichação é que o primeiro demanda muito trabalho, às vezes requerendo mais de uma fase de elaboração e utilizando várias cores, enquanto que os pichadores são aqueles que fazem simples riscos, geralmente com tinta preta, representando marcas de grupos de adolescentes, como uma espécie demarcação de território, ou para demonstrar aos outros adolescentes a proeza que realizaram, em uma espécie de desafio constante para ver quem consegue fazer a pichação em local de acesso mais difícil. Os pichadores adoram coberturas de prédios, laterais de viadutos e torres de caixa de água municipais, locais com grande visibilidade e de difícil acesso.
Já há, na cidade de São Paulo, um reconhecimento deste tipo de arte pública, existindo grandes grafites de alta complexidade, em vias públicas com autorização da prefeitura municipal. Alguns grafiteiros estão se dedicando a converter pichadores em colegas da mesma arte, ensinando como se faz gravuras de qualidade, ao invés de desgradáveis rabiscos que quase ninguém entende o que significa.
Nesta seção do Blog, forneço uma "eternidade" para este trabalho que não costuma ter grande durabilidade. Visite o site graffiti.org.

Menu Outras galeriasPrimeiro grafite