Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ERAM OS BANDEIRANTES NATURISTAS ?!?

ERAM OS BANDEIRANTES NATURISTAS ?!?


Galeria de obras de arte pública Página:   1   2   3     


Pego carona no título da famosa obra "Eram os Deuses Astronautas ?" de Eric Von Dunken por um bom motivo: Se todos pararem para examinar a obra mais acuradamente verão detalhes muito curiosos ! Esses detalhes escapam ao olhar, principalmente se deixarmos de considerar o fato de que a obra é da década de 50, e a vermos como criação recente.
A obra em granito "MONUMENTO ÀS BANDEIRAS" de autoria do escultor Víctor Brecheret localiza-se nas proximidades do Parque Ibirapuera e da sede da Assembléia Legislativa e foi encomendada pelo Governo do Estado de São Paulo em 1921, sendo inaugurada em 1954 simultâneamente com o Parque do Ibirapuera, durante as comemorações do quarto centenário de fundação da cidade. A obra, feita em granito, tem 50 metros de comprimento e 16 metros de altura máxima, representando os bandeirantes e as diversas etnias que compunham estas corajosas expedições exploradoras.
Ela é composta por dois cavaleiros montados, seguidos por um grupo coeso de pessoas e logo a seguir uma canoa sendo empurrada. As canoas eram carregadas por longas distâncias, porque invariavelmente, após longos percursos a pé, a caravana se deparava com rios, que tanto atrapalhavam o progresso da marcha. Por outro lado esses mesmos rios poderiam ser usados para seguir mais rápido para o interior do sertão, navegando pelo seu curso.

O monumento retrata bem os sacrifícios e os sofrimentos impostos aos que aceitavam participar destas perigosas incursões. Como se pode observar pela próxima imagem, há a representação de um homem sendo carregado pelos companheiros, com visível sofrimento. Tanto pode ser alguém ferido, como doente de uma das muitas molestias contagiosas das quais poderia ser vítima. No detalhe, no canto superior esquerdo da foto, está um índio ajudando a empurrar a canoa, vestindo uma tanga. Diversos personagens desta obra transportam na altura dos ombros o que parece ser pele de animais caçados.


Galeria de obras de arte pública Página:   1   2   3