Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ERAM OS BANDEIRANTES NATURISTAS ?!?

ERAM OS BANDEIRANTES NATURISTAS ?!?


Galeria de obras de arte pública Página:   1   2   3     

Agora observe a próxima imagem: Em primeiro plano há um homem sinalizado por uma seta azul e mais para trás um grupinho sinalizado por outra seta. O homem em primeiro plano parece estar usando uma tanga, em uma rápida olhada, mas se nos detivermos mais acuradamente vamos concluir que na verdade trata-se de um "pênis estilizado" em formato retilíeno. Pela época em que a obra foi inaugurada, acredito que o artista até pensou em esculpir uma genitália, porem, como poderia haver reações contrárias, ele deve ter aproveitado o estilo da obra e esculpido o pênis (e o saco escrotal) de forma disfarçada para não criar polêmica. De uma forma geral os demais homens representados, estão com a região púbica coberta por peles de animais (que lembram pontas de cachecois).


Da mesma forma, ao examinar as duas únicas mulheres do grupo, ambas índias, constata-se que uma está usando uma tanga retangular, de formas bem distintas, enquanto a que está do seu lado parece estar usando uma calcinha tipo tanga. Que eu saiba, entre a década de 40 e 50 esse tipo de peça íntima não existia, ou não era popularmente conhecida como nos dias atuais. Tudo leva a crer, portanto, que a índia que leva um pequeno menino (curumim) no colo está completamente nua e o que vemos são pelos púbicos !



Como a maior parte do grupo está sem roupa, fato que não tem relação com a realidade das Entradas e Bandeiras, a obra parece representar na verdade uma expedição de naturistas avançando pela mata até alguma praia deserta e intocada ! Também é interessante observar que do grupo, todos estão nus e apenas uma índia (que segura um daqueles pratos usados para garimpo de rio) e um índio (que empurra a canoa no outro extremo da escultura) estão efetivamente vestidos com suas tangas indígenas, quando sabemos que a nudez era habitual nos silvícolas brasileiros e ao mesmo tempo não usual entre os demais grupos etnicos brasileiros. Ou seja, a realidade era o inverso do que vemos nesta obra de arte.



Obra: MONUMENTO ÀS BANDEIRAS
Autor: Victor Brecheret
Monumento em granito que em 1953 localizava-se na Praça Armando de Salles Oliveira
Localização: Praça Gen. Estilac Leal - Moema (em frente ao Parque do Ibirapuera).


Galeria de obras de arte pública Página:   1   2   3