Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Arte tumular - apresentação

<><>

ARTE TUMULAR

Menu Obras de arte pública

O costume de sepultar as pessoas que falecem está associado com a noção de respeito pelo próximo. Desde que o homem começou a adquirir consciência de que não era simplesmente mais um animal a vagar pela mundo, mas um ser com caracteristicas que o diferencia dos demais seres que vivem neste planeta, abandonar o corpo inerte de seus semelhantes no solo, expostos a ação predatória de animais carniceiros e às interpéries passou a ser uma conduta inaceitável. Assim é que em todos os povos e desde as mais remotas épocas se observa algum comportamento que demonstra respeito pelos mortos.
Da idade antiga, acompanhando a urbanização das comunidades, restaram tumulos dos mais variados tipos, como na Roma Imperial e no Egito dos faraós. É claro que sempre houve distinção entre os tumulos de pessoas importantes das comunidades e o das demais pessoas simples. Basta lembrar das pirâmides egipcias. Mesmo os nossos índios mantiveram a tradição de sepultar seus mortos em grandes vasos de barro cozido usados como urnas funerárias.

Na época atual temos vários modelos de cemitérios. No modelo mais básico o corpo é sepultado em uma urna bem simples, até mesmo feita a base de papel prensado a qual é depositada diretamente no solo, sendo demarcada por uma cruz de pequenas dimensões ou outro objeto que sirva de demarcação. O modelo seguinte é o dos cemitérios totalmente cimentados, com quase absoluta impermeabilidade do solo, como o que pode ser visto na primeira foto acima. Embora pareça mais higiênico e civilizado à primeira vista, este tipo de cemitério traz a sinistra possibilidade de contaminação de lençois freáticos por virus e bacterias pelo sub-solo e a multiplicação de insetos, principalmente mosquitos ( como o mosquito da dengue ) pela superfície.
Outro modelo é o de "cemitério jardim ", que pode ser visto na segunda foto acima, o qual não afeta de forma tão drástica a natureza e permite melhor circulação do ar e água, já que é coberto por grama em boa extensão. Este modelo também tem um aspecto menos opressivo que o modelo anterior, perfeito para filmes de terror. Eu, pessoalmente falando, não tenho problemas para andar neste tipo de lugar, mesmo quando já está anoitecendo. Isto porque para mim estes lugares são uma forma de simbolizar o tratamento digno para as pessoas que não estão mais aqui. Medo mesmo só dos vivos, porque criminosos, viciados em drogas, ladrões de túmulos e gente louca consideram os cemitérios antigos como um bom refugio para se esconderem ou cometerem seus delitos.
O tema desta página pode chocar algumas pessoas despreparadas, afinal de contas, quem consegue pensar na hipótese de aproveitar um dia livre para passear em um cemitério ? Mas não é bem assim. Existem cemitérios em São Paulo ( e em outras cidades do mundo ) que são verdadeiros museus de arte a céu aberto, em nada lembrando o aspecto triste e até meio sinistro da maioria dos demais cemitérios. É lógico que nãos e trata de cemitérios destinados a todo mundo. São cemitérios que foram se elitizando com o tempo e hoje são dominados por jazigos de famílias ilustres. Por esse motivo artístas consagrados foram contratados para criar obras de arte de alta qualidade para adornar os jazigos.
Cemitério da Consolação no Dia de Finados

Video postado no site YouTube por band em 5 de novembro de 2008

Texto de divulgação: "Quem visitou o Cemitério da Consolação no Dia de Finados encontrou uma surpresa: foram distribuídos guias feitos em comemoração aos 150 anos do local. Os guias mostram onde estão esculturas famosas e indicam locais dos túmulos de personagens históricos. A idéia da prefeitura é transformar o cemitério em ponto turístico.".


Minha dificuldade atual é que, além da falta de tempo, não sinto muito entusiasmo para enfrentar a burocracia das administrações dos cemitérios que valem a pena serem documentados. Isso porque é proibido tirar fotos ou filmar nesses locais sem a autorização expressa da administração e são altamente vigiados por policiais e até por câmeras eletrônicas. Por isso aproveitei o trabalho de alguns heróicos fotógrafos que já estiveram nesses locais para dar uma amostra a você do que pode ser visto. Espero futuramente conseguir registrar estes locais, porque posso garantir que são de encher os olhos, tal a beleza das obras. E ainda por cima, quase 60 porcento delas são de nús !

Obrigado pela compreensão!

Menu Obras de arte pública