Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Grafites - galeria 08


Galeria anterior Menu Outras galerias Próxima galeria


A MULHER NUA DENTRO DE UM TÚNEL DA
GRANDE SÃO PAULO
No nosso dia a dia passamos por diversos lugares repetidamente e acabamos não prestando mais atenção na paisagem. Nos concentramos no trânsito e paramos de olhar a nossa volta. Em novembro de 2005 estava eu a caminho do trabalho quando uma cena insólita surgiu no momento em que entrava em uma alça de acesso para a Avenida Consolação em São Paulo, que forma um pequeno túnel passando por baixo da Igreja da Consolação: Uma mulher nua, de costas para uma das colunas do túnel olhava timidamente para a via de passagem dos carros. Um efeito de ilusão de ótica muito interessante, pois passando no dia seguinte, lá estava a mulher na mesma posição. Era um tipo de grafite muito bem bolado. Num fim de semana passei lá e fotografei a montagem.



Fiquei pensando quem seria o(a) autor(a) daquele grafite tão diferente dos que costumamos ver em São Paulo, na verdade horrendas pichações. Seria um “naturista grafiteiro” ? E a mulher ? Seria fruto da imaginação do(a) artista, ou seria uma pessoa real ? Em janeiro deste ano, em um dos e-mails informativos do Jornal SPTV (Rede Globo), saiu um artigo sobre os grafiteiros de São Paulo e lá estava descrito o grafite da mulher nua. Tratava-se de uma criação da própria “mulher nua”, Alessandra Cestac e um amigo grafiteiro. Na verdade diversos grafites, sempre com o mesmo tema da nudez feminina foram colocados em diversos lugares de São Paulo. Eu só vi aquele que ficava em meu trajeto para o trabalho. A técnica usada para criar os grafites foi tirar fotos nua nos locais onde seriam colocados os grafites e em seguida a imagem era impressa e fixada no mesmo local. Uma coisa interessante que notei é que, apesar de o grafite ter sido elaborado em uma área onde pichadores atacam com facilidade, a imagem da mulher nua, após 3 meses naquele túnel, só teve alguns pequenos rabiscos feitos com caneta tipo “piloto” adicionados por cima dela e que ainda assim, não ocultavam a imagem. Provavelmente foi ação de adolescentes fazendo brincadeira.




Parece que agora que a artista já se apresentou em público e que não houve qualquer manifestação de repúdio aos seus grafites de nus, ou de repressão pelas autoridades, a sua atuação passou a ser mais explícita, como se pode ver pelo novo grafite, publicado no início de fevereiro, que está no lugar do anterior.








Artigo publicado no Jornal OlhoNu.

Visite o album da fotógrafa-modelo e exposição no Museu de Arte Moderna MAM na Bahia).
Veja também no Catraca livre.



Postado por colecionadordevidas no site YouTube em 29 de setembro de 2009
PELADA NAS RUAS


Postado por brazilianstreets no site YouTube em 6 de setembro de 2009
São Paulo Mon Amour


Postado por ciroschu no site Youtube em 15 de outubro de 2007
CRACKLAND



Galeria anterior Menu Outras galerias Próxima galeria